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O ponto doce do estresse

ponto doce do estresse

As pessoas parecem estar mais preocupadas do que nunca com o estresse. Ouvimos que o estresse pode levar a tudo, desde depressão a câncer. Especialmente quando se trata de crianças, nós mudamos do “o que não o mata te faz mais forte” da geração do baby boom para a criação de helicópteros, protegendo as crianças da maior adversidade possível.

Mas o tipo certo de estresse pode realmente ser benéfico. E é particularmente importante para os jovens, cujos cérebros e corpos são particularmente sensíveis ao impacto da experiência.
O estresse é realmente apenas a resposta do nosso corpo a um desafio. A chave para o bom estresse é que o desafio é algo que você pode gerenciar e até dominar.

Todos nós já experimentamos a relação entre um desafio e o grau de estresse que sentimos em resposta. Segue-se uma função “U invertido”: À medida que a pressão sobe, o mesmo acontece com o desempenho – mas apenas até certo ponto. Além disso, uma maior pressão faz com que o desempenho caia.

É por isso que um professor desafiador que incita a ansiedade moderada é mais eficaz do que aquele que é permissivo ou aterrorizante. Bons professores sabem como empurrar os alunos sem deixá-los tão ansiosos que desistem. Eles encontraram o ponto ideal para o estresse: muito ou pouco e as pessoas não fazem o melhor que podem.

Quando os seres humanos estão sob estresse agudo, seus corpos secretam os hormônios cortisol e adrenalina. Isso os ajuda a responder às demandas da situação. Uma explosão de cortisol mobiliza glicose para energia e estimula o sistema imunológico, enquanto a adrenalina aumenta a atenção.
Mas o estresse crônico – quando os níveis de adrenalina e cortisol são persistentemente elevados, como são para crianças que crescem em circunstâncias negligentes ou abusivas – pode levar a problemas de saúde como obesidade, diabetes e pressão alta e ejaculação precoce, e, em casos mais graves pode ter que procurar um especialistas, mas, Ejaculação precoce qual médico procurar? O melhor indicado é o urologista.

Um breve pulso de cortisol pode aumentar o crescimento de neurônios no hipocampo , o que é crítico para o aprendizado e a memória. Mas os níveis cronicamente altos de cortisol têm o efeito oposto, fazendo com que esses neurônios encolham.

O Dr. Conor Liston, um dos meus colegas do Weill Cornell Medical College, e sua equipe examinaram o efeito do estresse crônico em 20 estudantes de medicina saudáveis durante o mês em que se prepararam para fazer um exame importante. O Dr. Liston descobriu que os alunos com maior grau de estresse percebido eram mais lentos em um teste de flexibilidade cognitiva. Quando ele examinou seus cérebros, descobriu que eles tinham menos conectividade funcional em seu córtex pré-frontal – um centro de pensamento crítico. Quando os alunos foram reavaliados um mês depois de terem feito o exame, esses efeitos adversos desapareceram.

E, finalmente, o estresse crônico tipicamente causa insônia e privação de sono, o que pode impedir a neuro-gênese no hipocampo. Então, se você gosta de passar a noite toda para estudar, pense novamente: seu cérebro é um aluno pobre sem dormir .

E aqui os pais têm algo para se preocupar. Uma pesquisa de 2017descobriu que cerca de 40% dos adolescentes em 2015 dormiam menos de sete horas por noite, em comparação com 26% dos adolescentes em 1991. Esse grande aumento é uma má notícia.

Mas os pais não ficam muito arrogantes com isso; tentando muito difícil controlar seus filhos é susceptível de sair pela culatra. Um pequeno estudo de 2012 descobriu que crianças ansiosas e inibidas cujas mães tendem a ser superprotetoras tinham maior probabilidade de ter transtornos de ansiedade durante a adolescência do que aquelas cujas mães não estavam super controladas. A implicação é que os pais que tentaram proteger seus filhos de experiências que os deixavam ansiosos, na verdade, impediram que eles aprendessem a não ter medo.

Isso sugere que a exposição a algum nível de estresse promove a resiliência. Então, o que podemos fazer para incentivar mais?

Uma pista vem de pesquisas mostrando que quando as pessoas se sentiam no controle de uma situação difícil – se elas estavam realmente certas sobre estar no controle ou não – elas estavam menos prejudicadas pelo estresse do que aquelas que se sentiam fora de controle.

A Dra. Alia Crum, psicóloga da Universidade de Stanford, e colegas demonstraram que você pode mudar sua resposta emocional e biológica ao estresse apenas ajustando sua mentalidade a respeito . Ela examinou a resposta de um grupo de estudantes de graduação saudáveis ao estresse de fazer um discurso público. Os estudantes que viram o estresse como reforço tinham níveis do hormônio do estresse cortisol que não eram nem altos nem baixos demais, e eram mais propensos a pedir feedback sobre seu desempenho do que aqueles que viam o estresse como debilitante.

A ideia é que nossa atitude em relação ao estresse – algo que é muito fácil de mudar – pode influenciar a nossa experiência como administrável ou nociva.

Não me entenda mal: devemos fazer tudo o que pudermos para proteger as crianças – especialmente aquelas com doenças psiquiátricas – do estresse crônico e incontrolável. Mas para a maioria dos jovens, o estresse diário é benéfico e promove a resiliência.

Não há necessidade de protegê-los do mundo com avisos de gatilho e afins. Em vez disso, vamos melhorar sua capacidade de lidar com o estresse e ter sucesso diante das adversidades.